História

No dia 11 de agosto de 1984, nascia em Lagoa Vermelha a Associação Profissional dos Empregados no Comercio de Lagoa Vermelha, entidade esta que mais tarde passou a ser um Sindicato. Na época a legislação obrigava que primeiro se formasse uma associação profissional para só mais tarde transformar em SINDICATO. No dia 5 de novembro de 1984 foi recebido o CERTIFICADO DE REGISTRO DA ASSOCIAÇÃO. Tendo como diretores:
Presidente- Almeri Finger
Secretária- Cleuzana chilante
Tesoureiro- Juarez Gotardo
Suplentes: Ulisses Zanin, Iane Dameto, Ademir Tormen.
Conselho Fiscal: Lauvir do Amaral Souza, Jane Lucia do Amara e Jorge Luiz Strasbhurguer
Suplentes: Benildo Dall”agnol, Maria Inês Medeiros e Celso Loregian.
No dia 30 de maio de 1986, foi transformada a Associação em Sindicato, onde foi feito a extensão de base para os municípios de Ibiraiaras, Esmeralda, Sananduva, Ciriaco, Ibiaçá e Tapejara, Com a seguinte diretoria:
Presidente Almeri Finger, Secretaria- Marlene Segala Zanin; Tesoureiro Luiz Fernando Gomes Hoffmann; Segundo Secretário- Augusto Mello da Silva.
SUPLENTES DE DIRETORIA Olivia Fonseca, Nivaldo Finger e dorildes Nunes de Lima e Jane Lucia do Amaral.CONSELHO FISCAL-Ulisses f. Zanin, Genoar B. do Amaral, Rosa Maria C. Hoffmann SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL :Elza Cordeiro da Silva, Agenor Lunelli, e Antonio Adelar Scheidt.
Na época o sindicato foi criado,pois éramos obrigados a trabalhar no sábado a tarde, e nós comerciários queríamos o chamado SABADO INGLES ou seja não trabalhar nos sábados a tarde. Foi uma grande luta até conseguir em Lagoa Vermelha a lei Municipal 3.411 de dez de novembro de 1988, onde após anos passou a Lei Municipal N°5.955 de 04 de outubro de 2007.

Além desta luta o sindicato junto com a FECOSUL (Federação dos Trabalhadores no Comercio do Rio Grande do Sul) teve outras tantas, tais como: A luta por uma constituição com mais direitos aos trabalhadores, onde tivemos diversos avanços: Redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais, 120 dias de licença maternidade, 5 dias ao pai quando do nascimento do filho entre outros.
Nossa luta continua hoje pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim da precarização do trabalho através da reforma trabalhista, pelo fim da descriminação da mulher, e hoje com muita força lutamos pelo “FIM DO TRABALHO AOS DOMINGOS”!
Entendemos também que não adianta fazer campanha contra as drogas se não valorizarmos a instituição família!!!! Esta sim tem que ser valorizada, tem que ser trabalhada.

A fundadora do Sindicomerciários Almeri Finger de Castro, constava como presidente da entidade, e foi a primeira presidente e fundadora, mas em 1984 saiu do sindicato e voltou a presidência em 2009, onde permaneceu em seu cargo até 30/08/2021, onde na ocasião, sua saída foi devida pelo seu falecimento após enfrentar a luta pelo segundo câncer.
Agradecemos a esta mulher de pulso firme que dedicou sua vida profissional e também particular, ao bem estar do próximo, lutando diariamente pela igualdade da nossa categoria!
Almeri Finger de Castro, a presidenta que levou nosso sindicato a ser reconhecido no estado do Rio Grande do Sul, como honesto, correto, sendo destaque de conduta!

O Sindicato dos Empregados no Comercio tem muito orgulho de sua luta e da sua história. Queremos um mundo melhor, mais justo e igualitário onde todos tenham os mesmos direitos e os mesmos deveres. Onde a justiça social seja uma constante.

Quem somos

Somos pessoas como você, dedicadas a fazer nosso trabalho, e fazendo isso melhoramos o seu.
Somos uma entidade sindical independente, de caráter classista, autônomo e democrático, que tem como princípio básico o compromisso com a defesa dos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores comerciários de Lagoa Vermelha e região, e da classe trabalhadora em geral, luta por melhores condições de vida e de trabalho, por um sistema econômico que tenha como princípio fundamental o valor do trabalho, estando sempre ao lado da classe trabalhadora.

O que fazemos

Lutamos sempre defendendo os interesses da categoria, buscando preservar os direitos adquiridos além de estar sempre em busca de melhores condições de trabalho e um salário que reconheça o seu valor.

Nosso escritório

Lagoa Vermelha

Av. 7 de Setembro, 895 sala 13 – Edifício Piemont, Centro – cep 95300-000 Lagoa Vermelha – RS
WhatsApp: (54) 3358-2885 sindicatodoscomerciarioslv@gmail.com